sábado, 23 de setembro de 2017

Há sempre um reverso da moeda e com a blogosfera não é diferente

Hey minna~
Como estão? Devo dizer que esta foi uma boa semana, as aulas estão a ser boas e ter um dia livre ajuda imenso. Sei que é apenas o início, por isso é que estou a suportar as aulas minimamente e a achá-las interessantes, mas quem sabe, talvez isto dure o ano letivo todo wishful thinking, I know.
Para me ajudar a suportar a escola, tenho tido sempre comigo o meu fiel amigo Ready Player One, que estou quase a terminar de ler e que estou a adorar. Irá dar um ótimo tema para um post, mas que tal irmos diretos ao de hoje?

É com o início do Outono que vos trago mais uma blogagem coletiva do Together e, desta vez, é-nos proposto que falemos do que menos gostamos na blogosfera. 
Ora, se aqui estamos é porque todo este mundinho nos fascina, porque gostamos de nos sentar à frente do nosso computador e produzir conteúdo de forma a partilhar convosco o que nos vai na alma. No entanto, nem sempre tudo é cor-de-rosa, não é verdade?

Se nos decidimos aventurar por um blog, então estamos à procura de conteúdo que nos agrade, certo? Algo que, acima de tudo, nos proporcione uma leitura agradável. Seria então de esperar que não consiga ignorar o pouco cuidado com a escrita que alguns bloggers têm. Não sei quanto a vocês, mas se me deparar com um blog que tem grandes quantidades de posts com erros, sejam gramaticais ou ortográficos, não importa se o conteúdo dele me chama a atenção, vou desistir logo do blog. Já me deparei também com blogs em que a blogger acabava por alternar entre português de Portugal e português brasileiro. Isso acontece não só em blogs, mas também na escola, devido ao imenso conteúdo em brasileiro que existe na internet.
Existem ainda aqueles posts que lemos e em que não conseguimos deixar de notar a imensa falta de pesquisa e informação. Variados tipos de post exigem pesquisa, então não deixem de a fazer, caso contrário irão causar uma má impressão. Ninguém deve dar a sua opinião acerca de algo a menos que esteja informado.
Estes dois pontos traduzem-se em falta de cuidado e esforço para com o post e, por vezes, o blog em geral. O nosso blog é o nosso cantinho na internet, onde podemos falar de tudo o que nos apetece e deve sim ser um local para relaxar, mas então devemos tratá-lo bem, certo? Basta rever o post pelo menos uma vez e escrevê-lo com dedicação.

Prezo muito o meu blog, por isso não deixo de cá vir, ainda que possa passar grandes períodos sem postar. Isto porque adoro partilhar o que me vai na alma. Como tal, fico sempre desanimada quando não recebo comentários. O blog deve ser, acima de tudo, para nós. Devemos tê-lo para nosso próprio proveito, não porque queremos fama ou reconhecimento, mas acho que a preocupação com falta de comentários atinge todos, pelo menos quando estamos a começar. Tenho o blog porque gosto de escrever e discutir os meus pontos de vista, mas qual é a piada se ninguém me estiver a ouvir? Aliás, sem comentários acaba por nos faltar uma das melhores coisas da blogosfera, as amizades que acabamos por formar.
Dentro do mesmo raciocínio dos comentários, também tenho a dizer que prefiro mil vezes não os ter a receber comentários simplesmente para divulgarem outros blogs. Eu percebo, todos nós queremos que o nosso blog seja visto, e não há mal nenhum em deixarmos o nosso link nos comentários para que várias pessoas o possam ver. No entanto, isso é sim um problema se o único propósito desse comentário for só e apenas divulgação. Afinal, não custa nada lermos o post e comentarmos o seu conteúdo, até porque é ótimo para estabelecermos contacto com outras bloggers.

Outra das coisas que posso apontar aqui é o facto de não ser boa com html, logo nunca consigo fazer os meus próprios layouts, o que faz com que tenha de recorrer a layouts grátis. Há imensos giros, mas não só gostaria de ter os meus próprios, como muitas vezes esses layouts não funcionam. Devo dizer que é um grande problema, mas se um não funciona, arranja-se sempre outro.

Estas são de facto as coisas que mais me desanimam na blogosfera, mas nada disso é suficiente para me fazer desistir deste meu mundinho.
Espero que tenham gostado e até ao próximo post~

9 comentários:

  1. Olá Popuri! Realmente, estes dias também têm sido bons para mim. Também desejo que seja assim o ano inteiro... O dia "sem aulas" é o melhor que me podia acontecer. Até me sinto mal se não trabalhar nada nos tempos livres, e assim vou fazendo exercícios de forma até relaxada (mas é só o começo do ano ahah...)

    Eu de momento esforço-me sempre por fazer textos bem organizados (apesar da minha mente ser uma confusão). Gosto de escrever corretamente, pelo menos tento. Às vezes escapam algumas coisas, ou as frases ficam difíceis de se perceber. Penso sempre que estou a fazer textos para a disciplina de português e evito repetir certas palavras.
    No entanto, há uns tempos atrás, eu era dessas pessoas que alternavam entre português de Portugal e do Brasil (não sei se era eu um dos exemplos em que pensaste xd ?).
    Era complicado para mim, e só acontecia na internet. Não o fazia por me desleixar, mas sim porque foi numa época em que ~70% das pessoas com quem eu comunicava online eram do Brasil - na verdade, antes de criar um blog, deviam ser bem mais do que 70%. Rapidamente me acostumei a falar como eles, para eles. Nem sequer era de propósito, saía naturalmente. Mais tarde, quando comecei a ter contacto com portugueses online, a minha cabeça ficava muito confusa e já não sabia como me dirigir, e a quem. Por isso, acabava por misturar tudo. Ao mesmo tempo que estava habituada a escrever "à brasileiro", sentia adicionalmente que estava a perder parte de quem eu era. Foi o blogger que me permitiu fazer amizades com gente de Portugal, eheh~ E gradualmente fui voltando a querer em português "original" (por assim dizer, vá xD)

    Confesso que fico muito feliz quando comentas no meu blog, não sei se os meus posts costumam ser chatos de se ler, tenho um pouco de receio disso x.x' Costumo postar mais por precisar de desabafar ou por me sentir inspirada... Não fico à espera de respostas xd (não costumo ter). Por vezes é desanimador, por isso já não fico com aquelas esperanças que comentem. Não me importo de fazer textos para mim mesma xP Mas também não escondo a alegria que é quando alguém diz alguma coisa, aknsdakjs. O dilema seguinte é mesmo o que responder~

    Bem, para variar, acho que já me estou a alongar demasiado x]
    Beijinhoos!!
    Ani~

    ResponderEliminar
  2. Oi, Popuri!
    Que bom que as aulas estão sendo boas!!! Com certeza o clima vai continuar assim!!
    Ahhh, eu adorei a sua postagem porque você falou de uma das coisas que também me fazem pensar quando visito outros blogs: tem páginas onde os erros são tantos que a gente até desiste de ler... Não custa dar aquela revisada no conteúdo e se não souber, é só abrir outra aba e dar uma pesquisada... E sim, não adianta dar opinião sobre algo que não se conhece...
    Eu tento escrever de forma correta, mas claro que de vez em quando um errinho escapa aqui ou ali, é normal. E gosto de pesquisar sobre os assuntos (como eu escrevo fanfics, pesquisar já virou hobby!).
    Sobre os comentários, acho que é tão gostoso receber um recadinho, faz com que o trabalho que temos ao criar uma postagem valha a pena. Nós escrevemos para nós mesmo, mas para os outros também, e essa é uma das mágicas da blogosfera! xD

    bjinhos x*

    ResponderEliminar
  3. SOCORRO ACHO QUE JÁ MANDEI (DESCULPA!)

    ResponderEliminar
  4. Oiii (ノ◕ヮ◕)ノ

    Eu tento escrever corretamente >__< se no meu blog tiver muitos errinhos eu não ligo se me corrigirem, pode falar :3
    Nunca percebi nada sobre a mistura de português do BR e de PT, na minha universidade eu já tive vários textos em português de Portugal, mas se a minha professora não tivesse avisado eu nem teria notado xD Acho um charme o português de Portugal ♥
    Eu tenho um amigo espanhol e mesmo falando em espanhol com ele, ele pede para eu falar com portugueses para melhorar o meu português já que os brasileiros falam errado (eu digo p/ ele que depende MUITO da pessoa) ◑△◐ o que vc acha disso?

    Sempre que eu comento em algum blog eu leio o post direitinho, tenho medo de a pessoas perceber e ficar com má impressão do meu blog ◑﹏◐
    Falta de comentários desanima mesmo :/ realmente, todas nós já passamos por isso, mas eu procuro postar mesmo assim e interagir com os outros blogs, dar uma divulgadinha e eu adoro isso, é assim que funciona a Blogosfera ♥

    Eu já tive todo tipo de layout, minha evolução foi bem gradual e agora eu mesma tento criar algo único meu >_< sempre com tutoriais alheios xDD

    Beijinhos ♥
    Blog:ShyandBrave

    ResponderEliminar
  5. Doces ou Travessuras? *esse é pro EM*

    ResponderEliminar
  6. Olá!!!! Doçura ou Travessura? (É para o Eternal Moon)

    ResponderEliminar