sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Anime || Death Note

Escusado será dizer que sim, vi o filme de Death Note da Netflix. E sim, está horrível. Não recomendo o filme, de todo, mas se estão à procura de motivo para se rirem um pouco e também terem vontade de bater com a cabeça na parede, então acreditem que é o filme ideal.
Tenho-me divertido imenso a ler tweets e mais tweets acerca do que toda a gente achou do filme e, como tal, não deixaria de falar dele aqui no blog. Mas, antes disso, parece-me justo que falemos sobre a obra que originou tudo isto, não acham?
Então vamos lá!

Death Note é um anime que conta a história de Yagami Light, um estudante de 17 anos que é, por sua vez, o estudante mais inteligente do Japão. É estabelecido desde cedo o forte sentido de justiça que Light possui, já que este tenciona tornar-se num detetive, tal como o seu pai. No entanto, Light pensa que o mundo está corrompido e cheio de pessoas inúteis. É então que, um dia, enquanto olhava pela janela da sua sala de aula, vê um caderno a cair no chão. Após pegar nele e constatar que o seu título é, evidentemente, Death Note, Light abre-o e depara-se com algumas regras, sendo a primeira: A pessoa cujo nome for escrito neste caderno morrerá. Apesar de achar que aquilo se trata de uma mera brincadeira e considerar deixá-lo para trás, Light acaba por trazer o caderno para sua casa, onde lê o resto das suas regras, tais como: O caderno não terá efeito a menos que o dono tenha a cara da pessoa em mente ao escrever o seu nome. Assim, pessoas com o mesmo nome não serão afetadas; Se a causa da morte for escrita dentro de 40 segundos depois de ser escrito o nome da vítima, acontecerá; e ainda: se a causa da morte não for especificada, a vítima morrerá de ataque cardíaco.
A verdade é que Light acaba por testar o caderno num criminoso que tinha sequestrado um grupo de crianças e verifica que, de facto, quarenta segundos após ter escrito o seu nome, as crianças foram libertadas e o criminoso encontrado morto. Ao aperceber-se do poder deste caderno, Light passa a usá-lo frequentemente e, passados cinco dias, recebe a visita de um shinigami chamado Ryuk.
Ryuk, outra das personagens principais neste anime, diz-lhe que o caderno era originalmente seu, mas que Light é agora o seu dono, já o que o apanhou. Isto porque Ryuk decidiu simplesmente atirar o caderno para o mundo dos humanos a fim de ver o que acontecia, já que se encontrava aborrecido.
É aqui que aprendemos o que Light planeia fazer: usar o caderno para criar um novo mundo, sem criminalidade, onde apenas as pessoas que ele considera serem boas viveriam e onde ele seria Deus.
No entanto, como seria de esperar, os seus planos não correm exatamente sem problemas. Afinal, a polícia não pode deixar um assassino em série que anda a matar imensos criminosos através de ataques cardíacos à solta, certo? Assim, a Interpol reúne-se para tentar decidir o que fazer, ao passo que Light fica conhecido como Kira, nome derivado da palavra killer, em inglês, começando a ganhar apoiantes.
Apesar de existir ainda um grande número de pessoas que concorda com o que ele faz, a polícia não deixa de o tentar apanhar. Como tal, a Interpol acaba por solicitar a ajuda de L, o melhor detetive do mundo.
É então criada uma equipa especial para apanhar Kira, tendo como líder uma das pessoas mais inteligentes no mundo e cuja identidade é um segredo, o que demonstra ser um grande obstáculo para Light, que precisa da cara e nome da pessoa para matar. Começa assim uma batalha entre génios.

Quanto à minha opinião:
Quem me conhece bem sabe que sempre quis ver este anime e, apesar de ter sido spoilada antes de o fazer, ele vale muito a pena!
Apresenta-nos um mundo e personagens excecionais, tornando impossível não nos apegarmos aos personagens e torcermos por eles. Na minha opinião, este anime é de facto uma obra-prima. Garanto-vos que não encontram mais animes assim e este é aquele que até pessoas que não ligam a anime gostam!
Começando por falar no Ryuk, a personagem que fez tudo aquilo acontecer. Ele é alguém que está ali apenas para se divertir e ver o desenrolar dos acontecimentos, como tal não estando do lado de ninguém. Ele não é burro nenhum e, se vir que ajudar o Light vai de encontro aos seus interesses, até ajuda, mas apenas nessas ocasiões. É ele o culpado de tudo aquilo que acontece? Talvez, mas é impossível não gostar dele.
Quanto a Light, o nosso protagonista, devo dizer que a sua personalidade cativa todos. A sua inteligência que não deixa de surpreender ao longo de todo o anime, o seu torcido sentido de justiça e atitudes ponderadas fazem dele um ótimo anti-herói. Inicialmente mata apenas criminosos, mas não tem medo de matar quem quer que se intrometa no seu caminho, incluindo pessoas completamente inocentes. Ele nem se importa de usar a Misa a seu favor, já que esta tem uma imensa paixão por ele, o que acaba por servir os seus interesses.
A Misa-Misa é outra personagem interessante, acabando por devotar a sua vida ao Light e fazendo tudo por ele.
Passando para o L, o meu favorito a sua aparência algo desleixada não deixa transparecer o seu intelecto. Assim como Light, tem um forte sentido de justiça e é extremamente meticuloso, além de ter imensos quirks, o que o transformam numa personagem única e extremamente carismática. Se virem vão saber do que estou a falar (e não se vão arrepender)!

-- Major Spoiler--
No entanto, apesar de todas as personagens principais serem imensamente memoráveis, os substitutos de L após a sua morte deixam muito a desejar. São eles Near e Mello. Não são nem de perto nem de longe tão inteligentes como ele, e as suas personalidades passam um pouco ao lado. O Near é demasiado parecido com o L e, no entanto, muito diferente ao mesmo tempo, porque não consegue alcançar o patamar que ele estabeleceu. O Mello já tem uma personalidade mais distinta e que se destaca, mas que não tem um grande impacto.
-- Fim de Spoiler--

A batalha entre Light e L oferece-nos a todos um ótimo espetáculo, digno de ser visto. Aliás, o Ryuk concordaria com isso. Assim, a premissa tão interessante deste anime é executada de uma maneira esplêndida. No entanto, a terceira e última parte do anime decresce de qualidade, devido a personagens menos fortes e um argumento não tão bem pensado. Ainda assim, não sou da opinião de que se deve deixar de ver por aqui como alguns pensam, porque não só esses episódios não são assim tão maus, como o final é ótimo. Pode haver muita gente que não concorda comigo, mas não poderia ter ficado mais satisfeita com o final deste maravilhoso anime.

Assim, não podia deixar de classificar este anime com: ★★★★★

Para terminar este post, deixo-vos a ótima primeira abertura de Death Note. Espero que tenham gostado e que tenham ficado interessados em ver, garanto-vos que não se vão arrepender! E para as pessoas que não ligam a anime e estão a ler isto, dêem-lhe uma oportunidade. Acreditem que o tema deste anime ainda vai suscitar interessantes conversas entre amigos!

6 comentários:

  1. Yooo Popuri O/

    Cara, até hoje eu não sei bem o meu sentimento com esse anime, diríamos que até certa altura eu amei ele, aí depois num pedaço não curti tanto, mas ele voltou a conquistar o meu amor com o final :v

    Enfim, sem dúvidas o Kira foi um ótimo protagonista, principalmente pelo fato dele ter metido o louco, pois foi bacana acompanhar como ele saiu de um "garoto querendo melhorar o mundo" para se tornar alguém prepotente, convencido e de personalidade fria, se colocando como Deus e eliminando qualquer um em seu caminho. Nunca vou me esquecer da cena, em que ele chega até cogitar matar a própria irmã pra não perder o caderno, ou quando o pai dele estava no hospital no finalzinho de sua vida, e ainda assim o kira só estava preocupado com a história do caderno. Enfim, eu achei interessante essa transição do personagem, como ele saí de alguém aparentemente normal e do bem, para se tornar obcecado com o seu plano e querer se colocar num pedestal (mas falhar miseravelmente no fim :v).

    Na boa, adorei o final, achei que foi muito plausível o que aconteceu o Kira, além de dar aquele gostinho "bem feito, ninguém mandou pagar uma de Deus". Só fiquei com um pouco de pena da Misa, pois no final ela acabou sendo uma garotinha apaixonada que pelo bem do seu amor se deixou ser usada. Mesmo que eu não curta a personagem, sei lá, eu gostaria de ter visto ela se "libertar" do Kira e seguir com a sua vida por conta própria (apesar que devido o background dela, eu achei bem plausível o porque dela idolatrar tanto o Kira).

    O que não me agradou muito foi depois da morte do L, que botam outro mulequinho lá, sei lá, me deu a sensação daqueles animes que possuem uma primeira temporada maravilhosa, aí lançam a segunda, mas a segunda acaba ficando apenas na sombra da primeira shaushaushua Pra mi, foi meio isso que aconteceu, até a morte do L, Death Note tava show! Mas depois que entrou o Near parece que esse trecho de Death Note não conseguiu superar a primeira parte (e o Near em si não chegou aos pés do L). PORÉM, depois lá no final eu achei que o anime se recuperou e deu um desfecho digno para a história!

    Kiss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oii! :D

      É isso! Eu amo-o, mas percebo porque dizes isso~

      Essa evolução do personagem é sem dúvida das coisas que o fazem tão interessante, ver o que um poder como aquele faz a alguém com tão boas intenções inicialmente. Sim, ele não tem medo de parar quem quer que se ponha à sua frente, e tive imensa pena do pai dele! Também da irmã que fica com PTSD, mas principalmente o pai.

      Eu adorei o final! Ficou de facto muito bom, até porque o Ryuk avisou que o ia matar. Quanto à Misa, eu também não gosto muito dela porque não me consigo identificar, mas sim, fiquei com pena :/
      Mas mesmo assim acho que o fim que lhe deram a ela também faz muito sentido.

      É isso mesmo! Aquilo perde um pouco a piada depois da morte do L, porque o Near é um personagem muito inferior, ao passo que o L é fantástico. Ainda assim, fiquei super feliz com o final e por isso é que amo tanto o anime!

      Chuu~

      Eliminar
  2. Oiii, tudo bem? ^__^
    Encontrei seu blog no meio da blogosfera otome e resolvi dar uma passadinha aqui ♥ ainda mais quando vi que você é de Portugal *o* é de qual cidade? *-* (eu adoro como os portugueses escrevem, eu acho mais bonito, acho que vou até passar a utilizar os pronomes oblíquos como vocês xD) (/ω\) Ano que vem eu vou morar metade do ano da Espanha em uma cidade chamada Badajoz que faz fronteira com Évora :3
    Já tou até seguindo o seu bloguinho *o*

    Eu ainda estou sem coragem de ver o filme do DN na Netflix xD mas eu ainda vou >_<
    Death Note é um dos meus animes que eu mais gosto :) Eu acho os episódios e a trama super inteligentes e bem elaboradas (esse plural tá correto? ahsuahsu) e uma das coisas mais interessantes do DN é que o principal não é o "mocinho" da história, ao contrario da maioria dos animes e filmes, fora toda a filosofia do que é "justiça" e tal

    O meu professor de japonês já passou um diálogo do DN na aula e foi super interessante, ele leu o mangá todo em japonês (e DN original é BEM dificil pq é cheio de balões e coisas intelectuais xD)

    O L também era meu favorito, ele é um dos personagens mais peculiares do mundo anime e TODO evento anime tem algum cosplay dele xD
    Eu me identifico com o Mello pq ele está toda hora comendo chocolate e o L açúcar xDD mas definitivamente ninguém substitui o L

    E sobre a trilha sonora do anime as aberturas e os encerramentos são MARAVILHOSOS ♫ ♥

    Até a próxima ☆ミ(o*・ω・)ノ
    https://shyandbrave.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oii! :D
      Fico feliz que estejas a seguir e tenhas gostado do blog!! Eu sou de Lisboa, da capital mesmo~

      Eu vi por pura curiosidade, e está muito mau, mas pelo menos deu para rir xD
      Também eu! Sim, é ótimo que o protagonista seja anti-herói~ e todas as questões morais que envolvem o anime estão muito boas!

      A sério? Que giro! Eu estou no segundo volume do manga, mas em inglês, claro :P

      Ninguém substitui o L mesmo e podes acreditar que ele é dos meus personagens favoritos de sempre <3

      A banda sonora é ótima mesmo!!

      Muito obrigada pelo comentário! Chuu~

      Eliminar
  3. Death Note é uma dos meus animes preferidos e só não terminei de ler o mangá porque ainda não tenho todos os volumes xD mas lembro de quando eu assistia (junto com a minha irmã) e é realmente uma história muito boa com um desfecho também muito bom. É um daqueles animes onde a gente vê os personagens crescerem, tanto para o bem como para o mal. No Light a gente vai descobrindo as camadas de crueldade e frieza de um garoto que antes era apenas o mais inteligente (e passa a ser o mais calculista e criminoso - porque ele tiro muitas vidas inocentes por medo de ser pego). E o L, ahhhh, ele é o nosso queridinho, claro! Na época em que eu terminei de ver o anime queria muito fazer cosplay dele, mas nunca deu certo ^^
    Enfim, adorei o post! Talvez eu assista ao filme da Netflix só por curiosidade, quem sabe...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não terminei de ler o por preguiça, mas é também um dos meus animes favoritos! De facto, a história é muito boa e os personagens são mesmo muito bem desenvolvidos. É ótimo poderes ver esse crescimento deles, principalmente do Light que tem de tudo. Consegues vê-lo a tornar-se naquela pessoa sem escrúpulos e tanto o consegues ver no seu melhor como no seu pior, quando ele é apanhado no fim.
      Eu também vi por curiosidade e pela menos dá para rir xD

      Chuu~

      Eliminar