quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Livro || A Confissão

Hey minna!
Como estão? Já não vejo cá há algum tempo, é verdade. Mas agora vou voltar a trazer-vos um post por semana, como andava a fazer. Entretanto mudei o layout do blog. O que acharam?
No tempo em que estive fora finalmente acabei de ler o Ready Player One, e deixem-me dizer-vos que amei aquele livro com todo o meu coração. A história foi ótima e os personagens nem se fala. Vão ficar para sempre comigo, acreditem. Mais tarde trarei uma resenha sobre ele aqui para o blog, mas por enquanto vou recomendar-vos um outro livro.

A Confissão é mais um thriller legal escrito por John Grisham, o meu autor favorito. Este livro foi publicado em Outubro de 2010, tendo recebido o prémio Harper Lee de Ficção Legal.


Sinopse:
Em 1998, na pequena cidade de Sloan, no Texas, Nicole Yarber, uma popular cheerleader da escola secundária é raptada, violada e morta. Para surpresa do seu assassino, Travis Boyette, a polícia e os procuradores acusam e prendem Donté Drumm, uma estrela de futebol local, mandando-o para o corredor da morte.
Agora, nove anos mais tarde, Donté está a apenas quatro dias da sua execução. Travis tem um tumor  cerebral inoperável e, pela primeira vez na sua vida miserável, decide fazer o que está certo e confessar.
Mas como é que um homem culpado e com tamanho cadastro consegue convencer toda a gente de que estão prestes a executar a pessoa errada?
“Death row is a nightmare to serial killers and ax murderers. For an innocent man, it's a life of mental torture that the human spirit is not equipped to survive.”
― John Grisham, The Confession
Opinião:
Nesta obra são-nos apresentados vários carismáticos personagens. Começamos por seguir Keith Schroeder, um ministro luterano a quem Travis Boyette, o nosso assassino, recorre. Visto ter um tumor cerebral inoperável, Travis confessa o seu crime a Keith que, completamente perdido, acaba por pesquisar imenso acerca da morte de Nicole e a convicção de Donté. Incapaz de manter este assunto fora do seu pensamento, Keith tenta contactar Robbie Flak, o advogado de Donté. Robbie não acredita a início, porque há sempre uma grande comoção quando um homem está prestes a ser executado, o que leva várias pessoas a contactarem-no com histórias absurdas e, por sinal, falsas. No entanto, Robbie acaba por acreditar em Keith, que após ter perdido o rasto a Travis acaba por conseguir encontrá-lo, conduzindo sem parar de Kansas até Texas, violando a liberdade condicional de Travis.
Apesar deste livro ser acerca de Donté, Keith e Robbie são definitivamente os personagens principais. Podemos acompanhar a jornada de ambos os personagens enquanto cada um deles tenta fazer o que está certo, lutando com todas as suas forças para parar a execução. Pessoalmente, adorei tanto um como outro. Keith, pela sua bondade e compaixão, tentando fazer o bem, ainda que, para tal, tenha de colocar a sua carreira em risco, devido ao facto de ter ajudado Travis a violar a sua liberdade condicional. Robbie, por sua vez, pela sua irreverência e sentido de justiça, não descansando enquanto não fizer tudo o que pode por Donté, que é também uma ótima personagem, assim como a sua mãe.
Da mesma maneira que estes personagens me marcaram pela positiva, outros marcaram-me pela negativa. Refiro-me à mãe de Nicole, que não perdia uma oportunidade para participar num programa de televisão sensacionalista enquanto se fazia de vítima e insultava Donté. Ao anfitrião deste programa, que representava tudo aquilo que está errado com a comunicação social, ao procurador, detetive e juíza do caso, todos eles corruptos, bem como o governador do Texas. Todos eles se deixaram levar pelos seus próprios interesses, acabando por não executar corretamente o seu trabalho.
Por fim, Travis Boyette mostra ser um personagem complexo, um criminoso sem escrúpulos e com um passado atribulado, que me fez arrepiar uma ou outra vez ao contar as suas histórias ou partilhar os seus pensamentos menos sãos.
O que mais me marcou acerca de todos eles foi definitivamente o facto de serem tão humanos. Todos eles têm motivações para agirem da maneira que agiram, ainda que por vezes essas motivações não fossem as mais corretas. Todos eles têm defeitos, que são cuidadosamente mostrados e explorados. Posso dizer que não tenho nem um pouquinho de simpatia por determinados personagens.
Por sua vez, a história tem um ritmo agradavelmente rápido, não falhando em prender-nos o interesse. É bem executada, fazendo com que nos questionemos acerca dos seus conteúdos. Uma das coisas que mais me fascinou acerca da história foi o facto de abordar o tema da pena de morte, que é algo que dá que pensar.

Vou ficar-me por aqui. Se quiserem saber se a execução de Donté é parada a tempo ou não, terão mesmo de ler. Não se vão arrepender, principalmente se forem fãs de thrillers, tal como eu.
Atribuí a este livro a pontuação de 4/5
Quem quiser visitar o meu perfil no GoodReads pode clicar aqui.


Por hoje é tudo, minna!
Até ao próximo post~

1 comentário:

  1. Oi, aqui é a Charlotte do Pentacle Mansion que invadiu a conta da Itami pra avisar que a tarefa 2 do projeto foi adiantada. O prazo original era dia dia 30/10, mas adiantamos pro dia 28/10 por questões de organização interna. Obrigada pela atenção!

    ResponderEliminar