sábado, 9 de setembro de 2017

Já paravam de nos obrigar a ler livros

A passada semana foi bastante ocupada, tal como vos disse, mas já chegou ao fim e, como tal, estou finalmente disponível para me dedicar a todos os meus projetos, sendo um deles o blog. No entanto, provavelmente sabem que a escola está aí mesmo à porta, e escola é significado de menos tempo para... bem, tudo. Não só não basta a escola ocupar a maior parte do nosso tempo com aulas, trabalhos de casa, de grupo e testes, como ainda nos querem obrigar a ler um livro inteiro para a aula de Português. É disso que vos venho hoje falar.

Estou no 12º ano, como tal, o livro que iremos ler este ano foi escrito por José Saramago e é intitulado O Ano da Morte de Ricardo Reis. Escusado será dizer que não tenho vontade nenhuma de o ler. Não porque ache que o livro é péssimo, mas porque só o simples facto de me obrigarem a ler um livro cria dentro de mim uma sensação de repulsa para com ele. Já no ano passado não li Os Maias e, teoricamente, era suposto. Não me interpretem mal, eu gostei de dar a obra e acho a história interessante, mas não me obrigam a ler 700 páginas.
Amo ler, desde que me lembro que amo, mas sempre o fiz de forma lenta. Por isso podem dar-me um livro de 400 páginas que, com sorte, num mês está lido. É um pouco mau, mas há muito mais coisas que gosto de fazer e, como tal, a leitura costuma ficar um pouco de lado.
Então agora imaginem-me a mim, que adoro ler, a não o conseguir fazer quando sou obrigada pela escola. Agora imaginem as pessoas que não gostam de ler. Se para mim já é mau, então não será muito pior para elas? Talvez sim, talvez não. Porque sejamos sinceros, poucos são os que lêem as obras que estão estipuladas no programa. E porquê? Exatamente porque nos obrigam!
Isto só mostra o quão falhada esta tentativa de incentivar os alunos à leitura é. Pensemos um pouco no porquê. As obras que nos colocam à frente para lermos não são, de todo, algo que leríamos por escolha. Falo pelo menos por mim. Podem ser ótimas obras, mas não algo que iríamos decidir ler nos nossos tempos livres porque, apesar da grande influência que possam ter tido na sua época, não são algo que nos chame a atenção. Como tal, os alunos que não gostam de ler acabam por não ler as obras e grande parte dos que gostam também não o fazem. 
Para quem gosta de ler, isto é algo que acaba por ter más repercussões, porque temos de interromper as nossas leituras (as que de facto queremos fazer), para ler algo que não nos interessa. Mesmo que aconteça o que me aconteceu no ano passado, em que acabei por ler apenas uns três capítulos d'Os Maias, mas, por isso, interrompi tudo o que estava a ler no momento. Isto porque fico com aquele peso na consciência que me persegue e diz "devias ler aquilo". Assim sendo, não só não o leio como adio todas as minhas leituras.
No entanto, o pior não é isso! O pior é para quem não gosta de ler. Alguma vez pensaram que as pessoas que não gostam de ler, não gostam exatamente porque sempre que tiveram contacto com algum livro foram obrigadas a fazê-lo, e com livros sem o mínimo interesse para eles? Ler tem de ser uma atividade divertida como todas as outras. As pessoas têm de ler por gosto, não obrigação. Mas, se sempre que tiveram de ler algo foi porque a escola decidiu que eles o deviam fazer, é mais do que normal que se ganhe aversão a tal atividade. Isto porque podemos concordar que grande parte dos livros que lemos na escola não nos agradam.
Por outro lado, eu percebo porque a escola faz isto. Ler é bom, toda a gente o deveria fazer. Afinal, ler é mergulhar num novo e desconhecido mundo cheio de coisas para oferecer e personagens para conhecer. Locais para explorar. Ler é uma atividade relaxante para escapar à realidade. 
No entanto, talvez devessem repensar a forma como querem incutir leitura na vida dos vossos alunos porque, a meu ver, aquilo que estão a fazer só os está a afastar mais e mais desse vosso objetivo. Isto porque acredito que muitas das pessoas que não gostam de ler não o fazem por culpa da escola. É verdade. Se todas as experiências que tiverem com determinada atividade forem más, é normal que não a queiram exercer, certo? Por sorte, tornei-me apaixonada por leitura antes que isso me pudesse acontecer. Se não, quem sabe, provavelmente nem tocaria em livros hoje em dia.

Como tal, acho que está na altura do nosso ensino mudar os métodos utilizados para fazer com que alunos gostem de ler, porque assim não vão longe, com muita pena minha, acreditem. Ler é fantástico e gostaria muito que mais pessoas soubessem disso. 

Por hoje é tudo, minna!
Espero que tenham gostado! Até ao próximo post~

6 comentários:

  1. Oi Popuri!

    Que bom que você está mais livre agora, espero que consiga focar no que você precisa, eu por outro lado mal fiz as provas da faculdade e já tenho que pensar nas próximas hahaha~

    Enfim, essa questão é muito chata mesmo, eu quero ser professora de Língua Portuguesa ou Inglês, mas não quero obrigar meus alunos a lerem um livro x contra a vontade deles, até porque como você mesma disse quando é obrigação se torna algo ruim que eles vão acabar odiando ao invés de gostar, quando eu estava no 6º ano minha professora de português que tinha uma tradição de ter "o trabalho do livro" onde cada um dia um livro entre os que ela tinha escolhido para a gente e depois apresentava e contava a história para os demais, mas os livros em questão eram todos de contos ou aventuras, livros interessantes que jovens da nossa idade iam se interessar. Eu não tenho o costume de ler livros, mas se a história é interessante ou o tema agradável eu gosto de ler!

    Beijinhos!
    Galaxy Wolf

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Yuzu!

      Sim, a minha escola também já está à porta, por isso vamos ver! Mas estou a planear ser mais organizada este ano, tem de ser.

      Pois, o problema é que muitas vezes tens de obrigar, porque faz parte do programa. A minha professora não tem culpa, o Ministério da Educação é que obriga, né... Enfim
      Mas sim, tive uma professora que fez o mesmo e na altura li um livro de que gostei muito! Assim vale a pena, mas tirando isso não.

      Chuu~

      Eliminar
  2. Concordo plenamente com tudo o que dizes!!
    No ano passado eu tinha vários livros que gostaria de ler, mas vieram-me com Os Maias para cima. Resultado? Não li nada. Vi o filme (que não serviu de muito), aprendi o que estava no manual, interessei-me, li alguns capítulos que me deixaram curiosa, mas não li nem metade na obra. Confesso que posteriormente ganhei interesse, mas não consegui. E da mesma forma que tu, os livros que tinha guardado para ler, não os li, por peso na consciência "de ter de ler Os Maias completamente e não o fiz".
    Tentei lê-los nas férias, mas mais uma vez, com o livro deste ano, o resultado não foi grande coisa. Li tipo 1/3 do meu querido livro tão aguardado até que o Ricardo Reis me começou a afetar, mesmo sem o ter comprado.
    Odeio que me obriguem a fazer coisas, especialmente ler obras gigantes que não me cativam. Depois de as estudar lá vou ficando curiosa e dentro do assunto, mas se não fosse obrigada a estudá-las na escola, não ficaria minimamente interessada e nem iria querer saber, o que por um lado até é mau... Mas há tantos livros bons por aí, que ficam em stand by por causa disto. Odeio isso! Ugh.
    Depois há aquelas listas de livros recomendados em que obrigatoriamente tens de escolher um e apresentá-lo à turma. Não sei se era só a minha professora, mas pelo menos nessas alturas tu escolhias o livro que querias ler. Tive sorte de me atraír por títulos que estavam por trás de bons livros (dos quais gostei mesmo muito), mas muitos dos meus colegas não tiveram a mesma sorte e acabaram por apanhar a maior seca da vida deles ao lê-los. Apesar do meu enorme interesse por esses livros, apresentações não são o meu forte asjdhbahjsd ;;'
    Acho que desta maneira de fazer as pessoas lerem ou a bem ou a mal, por muito que se esforcem, só afastam mais as pessoas do mundo da leitura~ o que é triste

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente!!
      Eu ando neste momento a ler um livro e a ponderar se o deveria acabar e só depois ler O Ano da Morte de Ricardo Reis ou se hei de ler os dois ao mesmo tempo, porque este ano não quero cometer o erro de deixar de lado as minhas leituras por isso! Pouco me importa se o leio ou não, quero é ler os meus!
      Exato! Não quer dizer que a obra não seja boa, mas ao ser obrigada é natural que não vás apreciar a obra. Porque quem sabe, se não fosses obrigada e um dia pegasses nela por ti própria, talvez adorasses, mas assim não!
      Isso da lista aconteceu-me uma vez e por acaso correu-me bem, atualmente a minha professora deixa-nos ler o que quisermos, contando que apresentemos pelo menos um livro num dos períodos. Acho isso muito bem pensado, por acaso, apesar de grande parte das pessoas ainda assim não lerem e fingirem que o fazem.
      É muito triste mesmo, porque ler é ótimo!

      Chuu~

      Eliminar
  3. YOOOO POPURI O/

    Me sinto até consolada, pois pensava que só aqui no Brasil obrigavam os alunos a lerem livros dessa galera antiga. Porém, para nós não fazem isso com o objetivo de nos incentivar a leitura, mas sim porque esses livros caem em vestibulares e provas de entrada para universidades #RIP Aliás, até nos obrigam a ler livros aí de Portugal. Me lembro que no terceiro ano do ensino médio, uma das leituras obrigatórias era um livro chamado O Cerco de Lisboa. Confesso que passei longe do livro, mas uma colega minha leu e disse que era satanás encarnado! Que era uma desgraça para entender o livro, pois pelo que explicaram ele usava muitas metáforas e a linguagem não era uma das mais simples.

    Enfim, eu sou do grupinho de pessoas que não lê nada, tem vezes que tenho preguiça até de ler mangás! (pra tu ver o nível de caos que é aqui comigo). Sempre tive preguiça desde pequena, acho que deve ser porque sempre fui muito agitada, então nunca consegui ficar sentada num cantinho lendo, sempre tinha que tá inventando alguma coisa, correndo, brincando, então acabei não pegando esse costume e amor pela leitura. Até hoje tenho um pouco de dificuldade de ficar quieta num canto lendo, até mangás que eu curto nem sempre consigo ler assim de boas...(fora a preguiça e vagabundagem mesmo hsuahsuahsuashua)

    Por um lado eu entendo o método das escolas, pois se o aluno não lê por bem, vai na marra mesmo. Porém, acho que tem formas mais efetivas de se estimular a leitura, afinal é bem como tu disse: Não é obrigando o povo a ler livros de séculos atrás por obrigação que vai se estimular a leitura. Pô, deviam começar com livros mais simples e curtos, aliás, aqui uma das leituras obrigatórias se chama "A Moreninha", e confesso que essa até curtir ler, já que era uma história mais leve, curtinha e simples, porém de vez em quando as escolas metem o louco e querem dar livros que são a nível de professores de literatura '-'

    Enfim, boa sorte com a sua leitura! É um saco ser obrigado a ler algo, e sinceramente, eu acho que deve ser pior pra quem curte ler, pois é como tu explicou: A pessoa acaba tendo que deixar de lado uma leitura que gosta pra ler esses livros. Já quem não lê, pode até rolar aquela motivação num momento de extremo tédio (tipo, quando está esperando ônibus e talls), então acho que acaba sendo até mais fácil pra quem não lê começar a ler esses livros, já que não tem nenhum outro em andamento. Mas, mesmo assim mando FORÇAS PRA TI O/

    Kiss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hinataaa <3

      Sim, os nossos também saem nos testes e exames, mas penso que o objetivo seja não só termos uma melhor ideia da nossa própria cultura, como também incentivar à leitura.
      Esse livro é de José Saramago, o mesmo autor do livro que tenho de ler este ano! Vamos ver se vai ser assim complicado ou não.

      Mas preguiça de ler há sempre, mesmo que gostes de ler. Ultimamente ando com vontade de ler, mas há alturas em que não pego num livro durante imenso tempo, anos, se for preciso!

      Exato! Lá está, percebo que queiram influenciar à leitura, mas estão a fazer isso da maneira errada. Não nos devem mandar ler livros que nunca iríamos ler caso não nos obrigassem, deviam ser livros que nos despertam o interesse.

      Muito obrigada!! Eu não quero deixar livro nenhum de lado, porque tenho imensos que quero ler, então quero organizar-me de forma a ler tudo. Mas, provavelmente, não vou ler o livro obrigatório xD

      Chuu <3

      Eliminar